Procurador-geral Augusto Aras tem feito críticas à atuação da força-tarefa da Lava Jato.
Procurador-geral da República, Augusto Aras| Foto: Roberto Jayme/TSE

O procurador-geral da República, Augusto Aras, discutiu e partiu para cima de um colega durante sessão extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) nesta terça-feira (24). O bate boca foi transmitido ao vivo e mostra o momento em que Aras se levanta e vai em direção ao procurador Nívio de Freitas. Os conselheiros estavam debatendo a eleição de membros para câmaras temáticas.

A sessão, que estava sendo transmitida pelo canal do YouTube do MPF, foi interrompida e retomada momentos depois. É possível ver o momento da briga, aqui. "Eu gostaria que Vossa Excelência respeitasse a direção dos trabalhos", disse Aras, apontando o dedo para Freitas. "O conselheiro Nicolao [Dino] está falando e eu estou ouvindo. Respeite a direção dos trabalhos", disse o PGR antes de retomar a votação.

"Eu só não posso admitir aqui essa bagunça", continuou Aras. Nesse momento, Freitas interrompeu o PGR e gritou: "Bagunça vossa excelência também interferiu quando o colega estava falando. Então se vossa excelência quer respeito, me respeite também".

Aras então reagiu: "Vossa excelência não é digno de respeito". O desentendimento se intensificou, Aras bateu na mesa e foi em direção a Freitas. Membros do colegiado deixaram seus lugares e correram para impedir o confronto físico entre os dois. Ao fundo, é possível ouvir Freitas dizer: "Não chegue perto de mim".

O Conselho Superior, instância máxima de deliberação dentro do MPF, é presidido por Aras e composto por outros dez subprocuradores-gerais.