Senadores da CPI da Covid entregam o relatório final da comissão para o procurador-geral da República, Augusto Aras.
Senadores da CPI da Covid entregam o relatório final da comissão para o procurador-geral da República, Augusto Aras.| Foto: Antonio Augusto/Secom/MPF

Os senadores que integram a CPI da Covid entregaram nesta quarta-feira (27) o relatório final dos trabalhos da comissão para a Procuradoria-Geral da República (PGR). O texto definitivo contém uma relação de 80 indiciados.

Ao receber o documento, o procurador-geral da República, Augusto Aras, elogiou os trabalhos dos senadores. “Esta CPI já produziu resultados. Temos denúncias, ações penais, autoridades afastadas e muitas investigações em andamento e agora, com essas novas informações, poderemos avançar na apuração em relação a autoridades com prerrogativa do foro nos tribunais superiores”, disse Aras.

Ainda hoje a CPI enviará à PGR, de forma separada, a parte da documentação referente a pessoas cujas investigações devem tramitar perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ). O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI, afirmou que a própria comissão fará a repartição. "Ao senhor Augusto Aras, caberá o encaminhamento de quem tem prerrogativa de foro. Acertamos que faremos a entrega para demais instâncias do Ministério Público, como a Procuradoria-Geral da República do Distrito Federal, do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo."

Para Aras, essa descentralização “racionaliza o trabalho” e permite que a avaliação seja feita de forma mais rápida. “Nós temos mais de 150 procuradores e promotores em todo o país que atuam desde o ano passado em assuntos relacionados à pandemia e que poderão contar com esse material para avançar no trabalho”, afirmou.