Thousands of faithful gather during a mass officiated at the basilica of the National Sanctuary of Aparecida, in Aparecida do Norte, some 180 km north of Sao Paulo, Brazil, on October 12, 2010. AFP PHOTO/Mauricio LIMA
Fiéis no Santuário de Aparecida nesta segunda-feira (12/10)| Foto: AFP

Durante a missa de celebração do dia de Nossa Senhora Aparecida, na manhã desta segunda-feira, 12, dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, criticou o fim da Lava Jato, como declarado pelo presidente Jair Bolsonaro na última semana. Para ele, falta diálogo e união para "salvar o futuro da humanidade". Em entrevista coletiva, após a missa, dom Orlando fez um apelo para a continuidade do combate à corrupção: "Está claríssimo que a impunidade está voltando e nós deveríamos salvar a Lava Jato, porque ali estamos vencendo o dragão da corrupção, que não deve voltar".
A citação ao "dragão" da corrupção já havia aparecido no sermão de dom Orlando, durante a celebração solene. "Há dragões, dragões bravos, que querem matar a vida, mas Maria vence com a força da palavra. E nós também iremos vencer esses dragões. E um que está voltando, muito feio, se chama impunidade, com isso a corrupção vai continuar e não teremos vida econômica suficiente" disse o arcebispo, durante a missa.