Missa em Aparecida
Missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida com Dom Orlando Brandes| Foto: Marcos Corrêa/PR

O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, deu explicações sobre sua fala em um trecho da missa solene do Dia da Padroeira no Santuário Nacional, na tarde desta sexta-feira (12). Brandes fez uma crítica ideológica durante o sermão.

"Temos o dragão do tradicionalismo. A direita é violenta, é injusta, estão fuzilando o Papa, o Sínodo, o Concílio Vaticano Segundo. Parece que não queremos vida, o Concílio Vaticano segundo, o evangelho, porque ninguém de nós duvida que está é a grande razão do sínodo, do concílio, deste santuário, a não ser a vida como já falei", disse inicialmente durante a missa.

Depois, Brandes explicou a fala e disse que ela não é direcionada a governos, mas ao uso da ideologia. "Há dragões que atacam de tudo que é lado. Atacam a igreja, atacam as religiões... Esses dragões são as ideologias. Ideologias, eu quero dizer, interesses pessoais, tanto da direita quanto da esquerda. Isso não faz bem. O que faz bem, queridos irmãos e irmãs, é procurar a verdade. A verdade é que liberta. A verdade é que nos dá paz. E a verdade é que nos leva a viver como irmãos e irmãs."