O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP).
O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP).| Foto: Reprodução/Twitter.

O deputado estadual e pré-candidato ao governo de São Paulo Arthur do Val (Podemos) confirmou na manhã deste sábado (5) que são de sua autoria áudios que circulam nas redes sociais desde a noite de sexta-feira (4) em que afirma que ucranianas “são fáceis porque são pobres”. As declarações foram duramente criticadas por opositores e aliados do parlamentar, conhecido pelo apelido “Mamãe Falei”.

“Foi errado o que eu falei. Não é isso que eu penso. O que eu falei foi um erro, em um momento de empolgação”, disse ele ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo, segundo o portal G1. Do Val esteve no Leste europeu para acompanhar o conflito entre Rússia e Ucrânia e chegou a publicar uma foto em que afirmava estar produzindo coquetéis molotov para ajudar na resistência ucraniana à invasão russa.

“Se as pessoas querem me julgar, eles têm o direito. Eu só quero que entendam que são contextos diferentes. Uma coisa é o Arthur que foi lá fazer a missão. Outra coisa é o Arthur que já tinha saído [da Ucrânia] e mandou um áudio em grupo privado, para os amigos dele, de forma errada, descabida, não foi na melhor das posturas, é nítido aquilo. Mas, como eu te falei, é um áudio privado”, disse ele neste sábado.

As declarações, até então apenas atribuídas ao deputado, foram repudiadas pelo próprio Podemos, que divulgou nota considerando-as “gravíssimas e inaceitáveis”. Até a divulgação da nota, no entanto, o partido não havia conseguido contato com do Val. O parlamentar é alvo de representação por quebra de decoro parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo de iniciativa do deputado Emidio Pereira de Souza (PT-SP).