O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP)
O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP)| Foto: Reprodução/YouTube/Mamaefalei

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) retirou neste sábado (5) sua pré-candidatura ao governo de São Paulo depois da divulgação de áudios em que ele diz que mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Em uma nota oficial divulgada em suas redes sociais, ele disse pediu desculpas e disse que os comentários “não são corretos com as mulheres brasileiras, ucranianas e com todas as pessoas que depositam confiança em meu [seu] trabalho.”

No texto ele ainda justificou a desistência da corrida ao Palácio dos Bandeirantes para preservar “o árduo trabalho de todos aqueles que se dedicam na construção de uma terceira via”. O parlamentar é apoiador de Sergio Moro (Podemos) à presidência da República. “O projeto não merece que as minhas lamentáveis falas sejam utilizadas para atacá-lo”, escreveu.

Na sexta-feira (4), quando vieram à tona os áudios, Moro veio à público romper com do Val. “Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas que têm esse tipo de opinião e comportamento”, declarou. O Podemos também divulgou nota repudiando as falas do parlamentar, consideradas “gravíssimas e inaceitáveis” pelo partido.

Nesta manhã, ao desembarcar do voo em que voltou para o Brasil, o deputado disse que o que falou “foi um erro, em um momento de empolgação”.