Arhur Lira defende criação de fundo emergencial para socorrer locais atingidos por desastres naturais
Arthur Lira se reuniu na manhã desta terça-feira (28) com deputados baianos para debater situação de municípios atingidos por fortes chuvas| Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

Após reunião com parlamentares baianos na manhã desta terça-feira (28), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu a criação de um fundo emergencial para fornecer recursos para estados e municípios reconstruírem estruturas danificadas em desastres naturais, como as chuvas que atingem as regiões Nordeste, Norte e Sudeste do país. Deputados que participaram da reunião endossaram a relevância da medida.

“Muitas coisas podem ser evitadas se tivermos um programa permanente de reconstrução e de prevenção. Para isso, essa medida legislativa deve ser estudada”, disse Lira. O parlamentar destacou que ações imediatas para socorrer locais que têm sido alvo de chuvas intensas são de responsabilidade do poder executivo a nível federal, estadual e municipal e elogiou a mobilização conjunta de União, estados e municípios para atender a população.

Apenas na Bahia – que, segundo o governador Rui Costa (PT), atravessa atualmente o maior desastre natural de sua história – quase 500 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelas chuvas que atingem as áreas sul e sudoeste do estado desde novembro e que devem perdurar pelo próximos dias. De acordo com informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) divulgadas nesta segunda-feira, o estado registrava 358 feridos e 20 mortes. Havia, ainda, 31,4 mil desabrigados. O número total de municípios atingidos vem crescendo, e conforme o levantamento já alcançava 116, dos quais cem decretaram situação de emergência.