Os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Humberto Costa (PT-PE) requisitaram a quebra de sigilo bancário da Jovem Pan
Os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Humberto Costa (PT-PE) requisitaram a quebra de sigilo bancário da Jovem Pan| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) repudiou o requerimento de quebra de sigilo bancário da Rádio Jovem Pan apresentado pelos senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Humberto Costa (PT-PE).

O requerimento é um entre os 135 a serem apreciados na 38.ª reunião da CPI da Covid-19, marcada para 3 de agosto, na retomada dos trabalhos da comissão, que está em recesso. Calheiros e Costa também pedem a quebra do sigilo bancário dos responsáveis de sete sites de direita ou viés conservador.

A Abert destaca que o requerimento não aponta "qualquer dado ou informação concreta que justifique a adoção de medida extrema" contra a emissora. A entidade comentou, ainda, que a CPI "tem como objetivo investigar ações e eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus no Brasil".

"E qualquer tentativa de intimidação ao trabalho da imprensa é uma afronta à liberdade de expressão, direito garantido pela Constituição Brasileira. A Abert espera que sejam observados a liberdade de imprensa e o Estado Democrático de Direito", destacou.