manifestações - 7 de setembro - esquerda
Protestos de movimentos de esquerda contra o governo Jair Bolsonaro, no Rio de Janeiro, no dia 5 de julho: atos contra o presidente da República também foram registrados neste 7 de setembro| Foto: André Coelho/EFE

Atos contra o presidente Jair Bolsonaro também ocorreram nesta terça-feira (7). As maiores manifestações foram registradas em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro e tiveram como pauta o pedido de impeachment de Bolsonaro, a defesa da democracia e mais vacinas contra a Covid-19.

No Rio de Janeiro, os manifestantes se concentraram na Rua Uruguaiana, no centro da capital fluminense, e fizeram uma caminhada que se encerrou na Praça Mauá, na região central da cidade. Os atos começaram por volta das 9h e acabaram às 12h30. Os opositores de Bolsonaro levaram bandeiras de partidos políticos de esquerda, como PT e PCdoB, e carregaram faixas pedindo o impeachment do presidente.

Em Brasília, também pela manhã, na altura da Torre de TV, os manifestantes pediram o impeachment em um ato pacífico, sem intercorrências registradas pela Polícia Militar (PMDF). O ato contou com um carro de som em que os organizadores entoaram palavras de ordem contra o presidente da República.

Em São Paulo, os manifestantes se reuniram no Vale do Anhangabaú, no centro da capital paulista. O ato foi marcado pelos discursos do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e de Guilherme Boulos (PSOL), coordenador do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST). Os opositores defenderam a democracia e o impeachment de Bolsonaro. Segundo o site G1, um manifestante foi detido pela Polícia Militar (PMSP) por portar "objetos proibidos" em uma mochila.