Ministro Gilmar Mendes disse que o Exército é cúmplice de um "genocídio" no Brasil por causa da alta mortalidade do novo coronavírus.
Ministro do STF Gilmar Mendes.| Foto: Nelson Jr./STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, se manifestou nesta terça-feira (3) sobre a audiência de instrução na acusação de estupro envolvendo o caso da influencer Mariana Ferrer. "As cenas da audiência de Mariana Ferrer são estarrecedoras. O sistema de Justiça deve ser instrumento de acolhimento, jamais de tortura e humilhação. Os órgãos de correição devem apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos, inclusive daqueles que se omitiram", defendeu, no Twitter.

A declaração do ministro ocorre após André de Camargo Aranha ser absolvido da acusação de estupro pelo juiz Rudson Marcos, da 3ª Vara Criminal de Florianópolis (SC). O promotor Thiago Carriço de Oliveira classificou o estupro como “culposo”,  algo inexistente no Código Penal brasileiro. Já o advogado de defesa Cláudio Gastão da Rosa Filho teria humilhado Mariana na audiência ao dizer que as imagens no perfil da rede social de Mariana são “ginecológicas”, que “jamais teria uma filha do teu nível” e que "meu filho não encontre uma mulher como você”.

Mariana, ao se dirigir ao juiz disse: “Excelentíssimo, eu tô implorando por respeito, nem os acusados são tratados do jeito que estou sendo tratada, pelo amor de Deus, gente. O que é isso?”. As declarações foram divulgadas pelo The Intercept Brasil nesta terça (3).