Auditores aprovam greve
Superintendência da Receita Federal, em Brasília.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em assembleia realizada pelo Sindicato Nacional dos Auditores (Sindifisco) nesta quinta-feira (23), servidores da Receita Federal aprovaram paralisação em face da insatisfação com o reajuste restrito a policiais, previsto no Orçamento de 2022, a ser pago com recursos de cortes feitos na verba do Fisco. À emissora CNN Brasil, o presidente do Sindifisco, Kleber Cabral, afirmou que a greve deve afetar parcialmente a área aduaneira, com aplicação da chamada operação padrão (em que as atividades seguem, mas com ritmo reduzido) e efetivamente paralisar a maioria dos auditores.

Segundo o sindicato, a mobilização deve impactar a entrada de saída de mercadorias, mas não deve prejudicar a movimentação de passageiros nos aeroportos. A expectativa é de que a greve comece na segunda-feira (27).

Nas assembleias, a categoria também reafirmou apoio a entrega de cargos em protesto à definição do aumento direcionado apenas aos servidores da segurança pública, que deve custar R$ 1,7 bilhão. Mais de 600 auditores já renunciaram aos postos comissionados após a aprovação do Orçamento, de acordo com o sindicato.