O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM)
O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM)| Foto: Pedro França/Agência Senado

O presidente da CPI da Covid do Senado, Omar Aziz (PSD-AM), ironizou a decisão do depoente da comissão desta quinta-feira (23), o empresário Danilo Trento, de permanecer em silêncio diante das perguntas feitas pelo relator do colegiado, Renan Calheiros (MDB-AL). Trento, que é diretor de relações institucionais da Precisa Medicamentos, recorre ao silêncio amparado por um habeas corpus concedido a ele pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Aziz perguntou a Trento se ele havia participado da morte de Getúlio Vargas, ocorrida em 1954. Como Trento respondeu que não, Aziz disse que o silêncio do depoente nas outras questões poderia ser interpretado como um "sim". Antes, Aziz havia dito que a CPI deveria providenciar um gravador a Trento, para evitar que ele precisasse emitir a mesma resposta nas diferentes ocasiões.

Após este momento, Trento passou a responder parte das questões.

Trento está na CPI para falar sobre a negociação feita pelo governo brasileiro para a compra de vacinas Covaxin, produzidas pelo laboratório indiano Bharat Biotech. A Precisa Medicamentos atuou como intermediária no processo. Investigações da CPI sugerem a existência de superfaturamento e privilégio à Precisa no processo.