Baleia Rossi - MDB - Arthur Lira - eleições
Baleia Rossi (MDB-SP) é candidato à presidência da Câmara| Foto: Divulgação

O candidato a presidente da Câmara dos Deputados Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado pelo atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, em entrevista ao jornal O Globo, que o governo federal "está coagindo e perseguindo deputados". Arthur Lira (PP-AL), principal adversário de Rossi na disputa, é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

"O governo infelizmente está tentando interferir no processo de eleição da Câmara dos Deputados. Está coagindo e perseguindo deputados de forma ostensiva, não só com cargos, mas com emendas extraorçamentárias, o que não é bom para o Parlamento", disse, em entrevista.

Ao comentar sobre um possível processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro, Rossi evitou comentar, mas disse que irá analisar os casos individualmente se for eleito.

"Eu tenho repetido inúmeras vezes que o impedimento de um presidente da República não pode ser uma bandeira de nenhuma candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Mas nós fizemos o compromisso constitucional de analisar cada um dos casos. Não vou fazer nenhum juízo de valor sobre nenhum caso porque a eleição é dia 1º de fevereiro. Mas nós vamos analisar todos os pedidos de acordo com o que está na nossa Constituição", justificou.