Nota assinada pelo senador Paulo Rocha, líder da bancada do PT no Senado, diz que os Estados Unidos não aceitam uma Rússia forte e uma China que tende a superá-los economicamente.
Nota assinada pelo senador Paulo Rocha, líder da bancada do PT no Senado, diz que os Estados Unidos não aceitam uma Rússia forte e uma China que tende a superá-los economicamente.| Foto: Pedro França/Agência Senado

A bancada do PT no Senado emitiu uma nota nesta quinta-feira (24) onde critica os Estados Unidos pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, afirmando que a guerra foi motivada pela política de longo prazo dos EUA de agressão à Rússia e da contínua expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em direção às fronteiras russas. Para os senadores petistas, os Estados Unidos não aceitam uma Rússia forte e uma China que tende a superá-los economicamente. A nota é assinada pelo senador Paulo Rocha (PT-PA), líder da bancada do PT

Confirma abaixo a íntegra do comunicado:

Nota do PT no Senado sobre a crise entre Rússia a Ucrânia

O PT no Senado condena a política de longo prazo dos EUA de agressão à Rússia e de contínua expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em direção às fronteiras russas. Trata-se de política belicosa, que nunca se justificou, dentro dos princípios que regem o Direito Internacional Público.

Essa política imperialista produziu o quadro geopolítico que explica o atual conflito na Ucrânia. Tal conflito, frise-se, é basicamente um conflito entre os EUA e a Rússia. Os EUA não aceitam uma Rússia forte e uma China que tende a superá-los economicamente.

Contudo, a aposta recente da Rússia na guerra, ainda que parcial e com objetivos meramente militares, também agride o Direito Internacional Público e o sistema de segurança coletiva cristalizado na ONU.

Por isso, o PT no Senado lamenta e condena essa aposta temerária na guerra.

Considere-se que a definitiva militarização desse conflito é uma ameaça não apenas às partes envolvidas, mas também a todo o mundo, inclusive o Brasil, pois ela envolve potências nucleares. Nesta guerra, todos serão perdedores.

O PT no Senado defende o imediato cessar das hostilidades e conclama a todas as partes envolvidas a que voltem à mesa de negociação, com base nos acordos de Minsk.

A paz sempre merece uma chance.

Senador Paulo Rocha
Líder da bancada do PT