novo cangaço - frente - segurança pública - guarapuava
Da quadrilha de mais de 30 homens que atacaram Guarapuava, ninguém está preso: Frente Parlamentar da Segurança Pública quer avançar com agenda para ampliar a punição aos crimes de “novo cangaço”| Foto: Divulgação / Sesp

A Frente Parlamentar da Segurança Pública vai apresentar nesta quinta-feira (28) ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sua agenda de pautas prioritárias para o ano. Entre as prioridades estão os projetos que criam as leis orgânicas das polícias militar e civil e o novo Código de Processo Penal.

Além dessas pautas, eles também defenderão o avanço dos projetos que compõem o novo pacote anticrime do governo federal. Uma das medidas propostas endurece a pena para os crimes do chamado "novo cangaço", modalidade em que quadrilhas com altíssimo poder de fogo e táticas de guerrilha literalmente invadem cidades de pequeno e médio porte para roubar altos valores de instituições financeiras.

O presidente da frente parlamentar, deputado federal Capitão Augusto (PL-SP), vai se reunir com Lira e outros parlamentares para discutir a agenda da segurança pública. A intenção também é buscar uma agenda com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para avançar diferentes matérias.

A meta é que ao menos parte dessas pautas possam ser votadas antes das eleições, inclusive o projeto que endurece a pena para os crimes do novo cangaço, que, este mês, aterrorizou moradores de Guarapuava (PR). "Dá para avançar tranquilamente, acredito que somente a esquerda provavelmente vai se opor a esse projeto e não somam mais que 130 deputados", afirma à Gazeta do Povo. As prioridades, porém, são o novo código de processo penal e a criação das leis orgânicas das polícias estaduais.