Rio Periquito, após rompimento da barragem de Iguá.
Rio Periquito, após rompimento da barragem de Iguá.| Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista-BA

O forte volume de chuvas na região sul da Bahia fez com que uma barragem com alto volume de água se rompesse na noite do último sábado (25). O rompimento foi anunciado pelo perfil da Prefeitura de Itambé nas redes sociais. A mensagem pedia para que os moradores de regiões próximas às margens do Rio Verruga evacuassem o local imediatamente para não serem atingidos pela enxurrada. Até a madrugada deste domingo (26) não havia informações sobre feridos ou desaparecidos.

A Barragem de Iguá ficava localizada no município de Vitória da Conquista, distante 58 quilômetros de Itambé. De acordo com uma publicação feita pela Prefeitura de Vitória da Conquista, não houve feridos porque os moradores foram avisados com antecedência pelo rompimento da barragem. Uma força-tarefa foi organizada pela administração municipal para vistoriar a região, com uma atenção especial para o trecho da rodovia BR-116 que passa pela região.

“Tiramos todas as pessoas que estavam próximas do córrego e todas as medidas foram tomadas, e estamos prontos para dar total assistência aos moradores. Agora, é torcer realmente para que não quebre a estrada e não precise interditar a 116”, disse a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos.