Ministro Luis Roberto Barroso disse que cumpre a Constituição e desempenha o seu papel com seriedade, educação e serenidade.
Ministro Luis Roberto Barroso disse que cumpre a Constituição e desempenha o seu papel com seriedade, educação e serenidade.| Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso rebateu em nota, nesta sexta-feira (9), as declarações do presidente Jair Bolsonaro de que agiu de forma política ao mandar o Senado instalar a CPI da Covid-19. "Na minha decisão, limitei-me a aplicar o que está previsto na Constituição, na linha de pacífica jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, e após consultar todos os Ministros. Cumpro a Constituição e desempenho o meu papel com seriedade, educação e serenidade. Não penso em mudar", afirmou Barroso na nota.

Mais cedo, o próprio Supremo se manifestou afirmando que os ministros da Corte tomam decisões "conforme a Constituição e as leis". Bolsonaro acusou Barroso de fazer "politicalha" junto ao Senado ao determinar a instalação da CPI da Covid-19.

"Use a sua caneta para boas ações em defesa da vida e do povo brasileiro e não para fazer 'politicalha' dentro do Senado. Se tiver moral, se tiver moral, um pingo de moral, Luis Roberto Barroso, mande abrir processo de impeachment contra alguns dos seus companheiros do Supremo Tribunal Federal", disse o presidente da República.