José Alberto Simonetti vai substituir Felipe Santa Cruz na presidência da OAB Nacional.
José Alberto Simonetti vai substituir Felipe Santa Cruz na presidência da OAB Nacional.| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) elegeu nesta segunda-feira (31) José Alberto Simonetti o novo presidente da instituição. Beto Simonetti, como é conhecido no meio jurídico, recebeu 77 votos favoráveis, dos 80 votos válidos, já que um dos conselheiros estava com Covid-19 e não foi substituído a tempo. O plenário da OAB é formado por 81 conselheiros. Na votação também foram registrados dois votos brancos e um voto nulo.

Leia também: Grupo de Santa Cruz se consolida na OAB após eleições seccionais

Simonetti foi eleito como candidato único para um mandato de três anos e será o sucessor de Felipe Santa Cruz na presidência da OAB. Ele assume oficialmente o cargo nesta terça-feira (1º) pela manhã, em Brasília. Também deve participar da cerimônia de abertura do ano do Judiciário realizada no Supremo Tribunal Federal (STF). Simonetti era conselheiro federal da OAB pelo Amazonas e atuava na gestão Santa Cruz como secretário-geral da instituição e coordenador do Exame da Ordem.

Ele tem 43 anos e é formado em direito pela Universidade Nilton Lins e pós-graduado em direito penal e em processo penal pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Sua atuação na advocacia é voltada principalmente para a Justiça Federal e os tribunais superiores, como o STF e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), de acordo com o Conjur.

Esta é composição da nova direção da OAB Nacional: José Alberto Simonetti, é o presidente; Rafael de Assis Horn, o vice-presidente; Sayury Silva de Otoni, a secretária-geral; Milena da Gama Fernandes Canto, será a secretária-geral adjunta; e Leonardo Pio da Silva Campos, atuará como tesoureiro.