rodolfo costa
| Foto:

A Câmara atualizou seu sistema nesta quinta-feira (21) e, agora, formalmente, o deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato à presidência da Casa, passa a ter 11 partidos e 242 deputados em seu bloco. O número de legendas, agora, se iguala ao de seu adversário, Baleia Rossi (MDB-SP), porém, o emedebista passa a ter, em tese, menos votos.

Até terça-feira (19), o bloco de Arthur Lira tinha oito partidos e 185 deputados. Naquele dia, ele anunciou a saída do PSL do bloco de Baleia Rossi e o embarque da legenda e, também, do PTB, para a sua base. Com essa confirmação, ele passou a ter 10 partidos e 232 deputados. O bloco do adversário emedebista caiu, então, de 12 para 11 partidos, e de 272 deputados para 236.

A grande novidade desta quinta foi o embarque do Podemos ao bloco de Lira. Como antecipou a Gazeta do Povo, o pepista contava com os 10 votos da legenda, e isso se confirmou hoje. Assim, a base igualou os 11 partidos de Rossi e subiu para 242 deputados. Contudo, a votação secreta torna imprevisível quantos votos terão cada candidato no dia.