O presidente da República, Jair Bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro.| Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (1º) que o país terá ainda em março 22 milhões de vacinas disponíveis para aplicação no Programa Nacional de Imunização (PNI). "A gente só podia comprar depois que a Anvisa autorizar. Não é comprar qualquer negócio que aparecer", disse a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada. De acordo com o presidente a Anvisa já está emitindo os certificados de aprovação e, por isso, "estamos comprando".

Atualmente, o Brasil utiliza as vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca, ambas com uso emergencial aprovado pela Anvisa em janeiro, após o fechamento do contrato. A única com registro definitivo aprovado é a Pfizer, que chegou a ter 70 milhões de doses oferecidas ao governo federal para entrega em dezembro, porém a compra foi recusada pelo Ministério da Saúde em razão de "cláusulas leoninas e abusivas" apresentadas pela empresa.

Na quinta (25), o ministério da Saúde assinou um contrato com a Precisa Medicamentos para a compra de 20 milhões de doses da vacina Covaxin, de fabricação indiana. O acordo prevê a entrega do imunizante de maneira escalonada entre os meses de março e maio deste ano ao custo de R$ 1,614 bilhão.