Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro, presidente da República| Foto: Alan Santos

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite de segunda-feira (10), ao chegar ao Palácio da Alvorada, que o Brasil enfrenta problemas pela frente provocadas pela seca. "Nós estamos com um problema sério pela frente, estamos vivendo a maior crise hidrológica da história, de eletricidade, vai ter dor de cabeça", disse o presidente a apoiadores.

Em seguida, Bolsonaro ressaltou que a falta de chuvas em todo o país agrava a situação. Na última passada, o governo federal aprovou o acionamento de usinas térmicas e importações de energia da Argentina e do Uruguai.

"Só avisando, a maior crise que se tem notícia hoje. Demos mais um azar, né? E a chuva geralmente (cai) até março, agora já está na fase que não tem chuva. Mas tudo bem, vamos tentar aí ver como a gente pode se comportar aí", emendou.

Dados do Operador Nacional do Sistema (ONS) mostram que os reservatórios  do Sudeste e Centro-Oeste devem ter em outubro apenas 20% da capacidade, o que é considerado muito baixo, apesar do acionamento de térmicas, maior geração de energia eólica e solar.