Objetivo seria difundir no exterior a ideia de que o presidente vem sendo vítima de uma perseguição de Moraes que pode prejudicar o processo eleitoral no país.
Objetivo seria difundir no exterior a ideia de que o presidente vem sendo vítima de uma perseguição de Moraes que pode prejudicar o processo eleitoral no país.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) analisa a possibilidade de processar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em tribunais internacionais, como a Corte Interamericana de Direitos Humanos. As informações foram divulgadas na quarta-feira (18) pela CNN Brasil.

Segundo o canal, o objetivo de Bolsonaro seria difundir no exterior a ideia de que o presidente da República vem sendo vítima de uma perseguição que pode prejudicar o processo eleitoral no país em outubro, justamente no período em que o próprio Alexandre de Moraes deverá presidir o Tribunal Superior Eleitoral. (TSE).

A tentativa do presidente Bolsonaro de processar Moraes, e o pedido de investigação contra o magistrado feito junto à Procuradoria-Geral da República (PGR), são apontados no governo federal como parte de uma estratégia eleitoral do chefe do Executivo. O objetivo seria descredibilizar adversários e desafetos, o que inclui o magistrado, e aquecer a base mais fiel, avaliam interlocutores.