Jair Bolsonaro, presidente da República
Jair Bolsonaro, presidente da República| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro lamentou as mortes provocadas pela Covid-19 nesta quinta-feira (4) durante inauguração de um trecho da ferrovia Norte-Sul, em São Simão (GO), um dia depois do país registrar número recorde de óbitos desde o início da pandemia. No entanto, ao elogiar produtores rurais, o presidente questionou as medidas restritivas adotadas em diversas cidades por decretos assinados por prefeitos.

"Vocês (agricultores) não ficaram em casa, não se acovardaram. Nós temos que enfrentar nossos problemas. Chega de frescura, de mimimi. Vão ficar chorando até quando? Temos que enfrentar os problemas. Respeitar, obviamente, os mais idosos, aqueles que têm doenças, comorbidades. Mas onde vai parar o Brasil se só pararmos?", disse o presidente. "Até quando vão ficar dentro de casa, até quando vai se fechar tudo? Ninguém aguenta mais isso. Lamentamos as mortes, repito, mas tem que ter uma solução. Tudo tem que ter um responsável", emendou.

Em seguida, Bolsonaro sugeriu que governadores e prefeitos repensem o fechamento de atividades como forma de conter o avanço da pandemia e conversem com a população. "A grande maioria tem que trabalhar. Quando se fala essa em 'essa atividade é essencial, aquela não'. Atividade essencial é toda aquela necessária para o chefe de família levar o pão para dentro de casa", justificou.