Senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o presidente Jair Bolsonaro
Senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o presidente Jair Bolsonaro| Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro criticou neste domingo (10) o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) por não pautar o nome de André Mendonça, indicado para a vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, responsável por pautar a indicação.

“Está indo para três meses que está lá no forno o nome do André Mendonça. Quem não está permitindo a sabatina é o Davi Alcolumbre. O Davi Alcolumbre é uma pessoa que eu ajudei por ocasião das eleições ainda na Câmara, depois ele pediu apoio para eleger o Rodrigo Pacheco, eu ajudei. Teve tudo que foi possível durante os dois anos comigo e, de repente, ele não quer o André Mendonça”, disse Bolsonaro.

Desde a indicação, que ocorreu em julho, Alcolumbre tem resistido em pautar o nome de Mendonça para o posto. A resistência tem provocado reações por parte da bancada evangélica e de aliados de Bolsonaro. Neste sábado (10), o pastor Silas Malafaia chamou de “safadeza” o atraso para pautar a sabatina.

“Estou há 90 dias calado vendo a safadeza contra a indicação de André Mendonça ao STF. Nunca aconteceu isso na história do Brasil com um indicado do presidente da República. Isso tudo capitaneado pelo inescrupuloso senador Davi Alcolumbre”, disse.