Bolsonaro comparou o passaporte da vacina a uma mordaça e afirmou que a liberdade deve ser respeitada acima de tudo.
Bolsonaro comparou o passaporte da vacina a uma mordaça e afirmou que a liberdade deve ser respeitada acima de tudo.| Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar o “passaporte da vacina”, adotado por alguns municípios para restringir a circulação de quem não tomou o imunizante contra a Covid-19. Bolsonaro comparou a proposta a uma mordaça e afirmou que a liberdade deve ser respeitada acima de tudo.

“Cada vez mais nos vemos obrigados, juntamente com vocês, como demonstramos no sete de setembro, a lutar para que cada um dos incisos do artigo 5º seja cumprido. Respeitar o direito de ir e vir. Respeitar o direito ao trabalho. À liberdade de culto. Não aceitar o passaporte da Covid”, disse o presidente.

“Nós não somos negacionistas. Somos democratas. Respeitamos a liberdade de cada um de vocês. Não podemos aceitar da parte de nossa liberdade por segurança quem aceita mordaças, quem aceita imposições de liberdade para ter mais segurança, vai acabar sem liberdade e sem segurança”, afirmou Bolsonaro. A declaração aconteceu durante evento em que o presidente anunciou obras no metrô de Belo Horizonte.