Jair Bolsonaro
Presidente da República, Jair Bolsonaro| Foto: Alan Santos/Presidência da República

Em visita a cidade de Ponta Grossa (Paraná) nesta sexta-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro retomou críticas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em discurso, Bolsonaro comentou a cassação do deputado estadual Fernando Francischini (PSL), definida pela corte na semana passada. O parlamentar colocou em dúvida a segurança das urnas eletrônicas antes do pleito de 2018.

"Há quase três anos não conversava com o deputado Francischini. A cassação dele foi um estupro. Por ter feito uma live minutos antes do fim da eleição, que não influenciou em nada. Foi um ataque à democracia, gostando vocês dele ou não", afirmou o presidente durante discurso em ato do governo federal. Bolsonaro ainda comparou a decisão do TSE a atos da ditadura, ao dizer que "nem na época do AI-5 foi feito assim", e classificar a cassação como "uma passagem triste da nossa história".

No mesmo discurso, Bolsonaro mudou o tom adotado ao falar sobre o voto eletrônico que, disse, será confiável no ano que vem. Depois de anos afirmando que o sistema estaria suscetível a fraudes, o presidente diz agora que a votação será segura por causa da presença das Forças Armadas em comissão externa de transparência criada pelo TSE em agosto.