bolsonaro - comunicação - governo - fábio wajngarten
O presidente da República, Jair Bolsonaro.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro esteve em Chapecó (SC) nesta quarta-feira (7) em visita ao prefeito João Rodrigues (PSD). Durante discurso, o presidente criticou o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, defendeu a liberdade e negou a possibilidade de lockdown.

"Não podemos ficar em casa ad aeternum esperando que a solução caia do céu. Lamentamos as mortes. É como num campo de batalha, se nada fizermos seremos derrotados", disse Bolsonaro. Em seguida, no discurso, Bolsonaro criticou as medidas restritivas impostas por prefeitos e governadores na tentativa de conter o avanço da Covid-19 no Brasil.

"Apareceram as medidas restritivas, que eu nunca fui favorável elas, a não ser em caso de emergência para preparar as unidades de saúde. Lamentavelmente ainda continua valendo", emendou.

Ao dizer que teve Covid-19, o presidente defendeu que médicos possam administrar quaisquer medicamentos contra o vírus. "Não podemos impor limite a médico. Se o médico não quiser receitar aquele medicamento [cloroquina], não receite. Se outro cidadão acha que não está certo, que não tem comprovação cientifica, que não use. É um crime querer tolher a liberdade de um profissional de saúde."