Jair Bolsonaro - equador - Guillermo Lasso
O presidente da República, Jair Bolsonaro.| Foto: Carolina Antunes/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (19) que vai vetar o aumento do fundo eleitoral aprovado pelo Congresso dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022. O valor do chamado "fundão", usado para financiar campanhas eleitorais, pode chegar a R$ 5,7 bilhões. "Posso adiantar para você que não será sancionada”, disse Bolsonaro em entrevista à TV Brasil, que irá ao ar na noite desta segunda.

“O valor é astronômico, mais R$ 6 bilhões para se fazer campanha eleitoral. Imagina na mão do ministro Tarcísio [de Freitas, da Infraestrutura] o que poderia ser com esse dinheiro?...É uma cifra enorme, que no meu entender está sendo desperdiçada, né? Caso ela seja sancionada, posso adiantar para você que não será sancionada. Afinal de contas, eu tenho que conviver em harmonia com o Legislativo, e nem tudo que eu apresento ao Legislativo é aprovado, e nem tudo que vem deles eu tenho obrigação de aceitar. Mas a tendência nossa é não sancionar isso daí, em respeito ao trabalhador e ao contribuinte brasileiro”, afirmou Bolsonaro em trecho da entrevista exibido no Repórter Brasil.

O presidente deve decidir sobre a sanção ou veto do aumento do "fundão" em 15 dias. No domingo (18), ao sair do hospital onde estava internado em São Paulo, Bolsonaro criticou o valor destinado ao fundo eleitoral.