O atual vice-presidente Hamilton Mourão, ao lado de Bolsonaro: ele não deverá continuar na chapa
O atual vice-presidente Hamilton Mourão, ao lado de Bolsonaro.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou na noite desta quinta-feira (24) o posicionamento do vice-presidente Hamilton Mourão sobre a invasão russa à Ucrânia. Durante a live semanal, o mandatário afirmou que não é da competência de Mourão falar em nome do Brasil. "Quem fala dessas questões chama-se Jair Messias Bolsonaro e quem tem dúvida disso basta procurar lá na nossa Constituição o artigo 84. Quem está falando, está dando 'piruada' naquilo que não lhe compete", disse o chefe do Executivo.

O presidente afirmou que só fala sobre temas internacionais após consultar ministros como o chanceler Carlos França ou o ministro da Defesa, Braga Netto. "Vou deixar bem claro: o artigo 84 da Constituição diz que quem fala sobre esse assunto [conflito internacional] é o presidente, e o presidente chama-se Jair Messias Bolsonaro e ponto final. Então, com todo respeito a essa pessoa que falou isso [Mourão], e eu vi as imagens falou mesmo, tá falando algo que não deve, não é competência dela", disse.

Antes da live desta noite, Bolsonaro havia comentado sobre o conflito apenas em uma postagem nas redes sociais. O vice-presidente da República se manifestou de forma mais veemente sobre o conflito. Mourão afirmou que o Brasil não está neutro e não concorda com a invasão da Ucrânia pela Rússia. "O Brasil não está neutro. O Brasil deixou muito claro que respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano. Isso é uma realidade", disse o vice-presidente.