Jair Bolsonaro TCU
Bolsonaro disse a apoiadores que número de mortes por Covid no Brasil em 2020 foi inflado em 50%, segundo o TCU.| Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (7), em conversa com apoiadores, que relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que o número de mortes por Covid-19 no Brasil em 2020 foi superestimado. “O relatório final, que não é conclusivo, disse que em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, afirmou Bolsonaro, na entrada do Palácio da Alvorada.

“Esse relatório saiu há alguns dias. Logicamente que a imprensa não vai divulgar. Já passei para três jornalistas com quem eu converso e devo divulgar hoje à tarde. Está muito bem fundamentado, todo mundo vai entender, só jornalista não vai entender”, completou o presidente. O Brasil tem mais de 470 mil mortos por coronavírus.

Horas depois, o TCU negou que tenha feito qualquer relatório que questione o número de mortes por Covid, conforme a afirmação de Bolsonaro.