Bolsonaro e Moraes
Bolsonaro e Alexandre de Moraes deram as mãos durante ato de posse de novos ministros no TST| Foto: Reprodução/TV Brasil

O presidente Jair Bolsonaro cumprimentou o ministro do STF Alexandre de Moraes, nesta quinta-feira (19), no primeiro encontro público deles em meio ao acirramento da crise política entre o Executivo e o Judiciário. A cena aconteceu no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, durante a cerimônia de posse de novos ministros da Corte. O evento, transmitido ao vivo pela TV Brasil, foi acompanhado por dezenas de pessoas no plenário do TST.

Bolsonaro deixou a cadeira em que estava para condecorar os ministros empossados e depois se dirigiu a Moraes, que estava sentado na primeira fila. Com a mão estendida, pediu ao ministro do STF que se levantasse. Os dois então apertaram as mãos, com direito a tapinha nos ombros e sorrisos constrangidos.

O encontro ocorreu dois dias depois da queixa-crime apresentada por Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal contra Alexandre de Moraes. Na peça, rejeitada pelo ministro Dias Toffoli menos de 24 horas depois, o chefe do Executivo acusou Moraes, futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de abuso de autoridade.

Mais cedo, em evento pelos 90 anos da Justiça Eleitoral, Moraes disse em discurso que o TSE “tem coragem para lutar contra aqueles que não acreditam no estado democrático". O atual presidente do TSE, Edson Fachin, também estava presente na solenidade do TST.