Presidente do STF, Luiz Fux, disse a Bolsonaro que a Corte não deve mudar entendimento sobre autonomia conferida a prefeitos e governadores
Presidente do STF, Luiz Fux, e o presidente da República, Jair Bolsonaro.| Foto: Marcos Correa/PR

O presidente Jair Bolsonaro vai se reunir nesta segunda-feira (12), às 17 horas, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. A expectativa é que seja apresentado o nome do advogado-geral da União (AGU), André Mendonça, para ocupar a vaga de Marco Aurélio Mello, ministro que se aposenta oficialmente na data de hoje, quando completa 75 anos de idade e depois de 31 anos na Suprema Corte. A indicação oficial de Mendonça, porém, deve ser feita ao Senado Federal via Diário Oficial da União. São os senadores que devem aprovar a indicação do presidente da República, conforme determina a Constituição.

A reunião com Fux ocorre em meio à escalada da tensão política entre Bolsonaro e o ministro do STF, Luis Roberto Barroso, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na semana passada, o chefe do Executivo chegou a xingar Barroso publicamente por causa da atuação do ministro da Corte contra a aprovação do projeto do voto impresso auditável no Congresso.