Pesquisa eleitoral
Pesquisa eleitoral mostra disputa para 2022| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Uma pesquisa eleitoral envolvendo a disputa para Presidência da República nas eleições 2022 mostra que o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula empatam tecnicamente. De acordo com o levantamento divulgado pela XP/Ipespe, na pesquisa espontânea Bolsonaro tem 25% das intenções de voto, enquanto Lula, 21%. No cenário estimulado, os dois permanecem empatados, com 29% cada, enquanto Ciro Gomes aparece em terceiro, com 9%, e Sérgio Moro 8%.

O empate técnico entre Lula e Bolsonaro também persiste no segundo turno, segundo a pesquisa. O petista possui 42% das intenções de voto seguido de perto por Bolsonaro, com 40% - os dois estão dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais.

A pesquisa eleitoral também simulou outros cenários na disputa nas eleições 2022. Bolsonaro permanece em empate técnico, mas numericamente à frente de Ciro, 39% a 38%, respectivamente.

Na eventual disputa com Moro, Bolsonaro tem 32% e o ex-ministro, 30%. Se o segundo turno fosse com Luciano Huck, Bolsonaro teria 38%, enquanto o apresentador somaria 34% dos votos. Bolsonaro, no entanto, venceria Guilherme Boulos e João Doria por 40% a 31%, respectivamente, no dois cenários.

Foram realizadas 1.000 entrevistas entre os dias 4 e 7 de maio. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para o total da amostra.