O presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Colômbia Iván Duque.
O presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Colômbia Iván Duque.| Foto: Isac Nóbrega/PR.

O presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Colômbia Iván Duque firmaram um compromisso nesta terça-feira (19) para trabalharem em conjunto sobre a questão ambiental na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), prevista para novembro, em Glasgow, na Escócia. Tanto Bolsonaro quanto Duque destacaram o interesse comum na preservação da Amazônia e pretendem discutir o tema na reunião global.

“A Amazônia, para nós, é território valioso e a cuidamos dentro da nossa soberania. É importante que essa defesa traga consigo uma luta eficaz contra os crimes ambientais”, afirmou Duque durante a reunião no Palácio do Planalto. Para o presidente colombiano, é preciso deixar registrada, durante a COP26, a disposição dos países da região de proteger esse território, destacando a capacidade da floresta em retirar carbono da atmosfera.

“Com toda certeza, chegaremos unidos em Glasgow para tratarmos de um assunto muito importante e caro para todos nós, a nossa querida, rica e desejada Amazônia", disse Bolsonaro. No encontro desta terça foram assinados acordos e memorandos de entendimento nas áreas de serviços aéreos, agricultura, pesquisa e desenvolvimento, meio ambiente e saneamento, segurança e cooperação fronteiriça, comércio e investimentos e serviços de aprendizagem profissional. Com informações da Agência Brasil.