Bolsonaro disse ter recebido convite do senador Ciro Nogueira para se filiar ao PP.
Bolsonaro disse ter recebido convite do senador Ciro Nogueira para se filiar ao PP.| Foto: Isac Nóbrega/PR

Em busca de um partido para disputar a reeleição, o presidente Jair Bolsonaro disse, nesta quinta-feira (20), que está "namorando" com o Progressistas (PP). Durante a inauguração de uma ponte ligando o Piauí ao Maranhão, o presidente revelou ter sido convidado pelo presidente da legenda, senador Ciro Nogueira (PI), para se filiar e que não pretende se fazer de "difícil".

"Fui do PP por muito tempo. Ele não está apaixonado por mim, mas está me namorando, quer que eu retorne ao partido Progressistas. Quem sabe, se ele souber conversar, for bom de papo, quem sabe a gente volte. Não estou me fazendo de difícil, é um grande partido", disse.

Bolsonaro já foi filiado ao PP em dois períodos, em 2005 e 2016. Ele deixou a legenda porque não via espaço para concorrer à Presidência. Após ser eleito pelo PSL, ele se desfiliou em 2019 e desde então está sem partido. O presidente tem conversado com várias siglas em busca de abrigo para concorrer à reeleição em 2022. Ele já fez negociações com o PRTB, o PMN, o Democracia Cristã e o Patriota. Bolsonaro deseja ter o controle total do partido, por isso a primeira opção era por uma sigla menor. A vantagem do Progressistas é a grande estrutura partidária e a capilaridade no país.