jair-bolsonaro-presidente
O presidente da República, Jair Bolsonaro| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou a apoiadores na noite de quarta-feira (3) que não pretende adotar medidas restritivas, como o fechamento total no país. "No que depender de mim nunca teremos lockdown. Nunca, uma política que não deu certo em lugar nenhum do mundo. Nos Estados Unidos vários estados anunciaram que não têm mais [lockdown]. Não quero polemizar esse assunto aí", disse, ao chegar ao Palácio da Alvorada.

A declaração ocorre no mesmo dia em que o Brasil registrou novo recorde no número de mortes provocadas pela pandemia da Covid-19. Foram 1.910 óbitos em decorrência da doença nas últimas 24 horas, e 259.271 mortes desde o início da pandemia. O Ministério da Saúde também registrou 71.704 novos casos, o total é de 10.718.633. Outros 867.769 casos são acompanhados pela pasta.

Desde a última quinta (25) estados têm adotado medidas mais restritivas a fim de conter o avanço da pandemia com sobrecarga no sistema de saúde e risco de colapso. Em São Paulo, por exemplo, as medidas passarão a valer a partir de sábado (6).