O presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente Jair Bolsonaro (PL).| Foto: Isac Nóbrega/PR.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) minimizou nesta quarta-feira (11) o impacto da inflação no país. O mandatário participou da 48ª Expoingá, em Maringá (PR). Durante o evento, o chefe do Executivo falou ainda sobre uma suposta ameaça do comunismo no Brasil. "Apesar de a inflação estar alta no Brasil, bem como a questão dos combustíveis, na nossa terra os efeitos são menores... Pior que uma ameaça externa é uma ameaça interna de 'comunização' do nosso país", disse Bolsonaro a apoiadores.

Nesta quarta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, fechou o mês de abril com alta de 1,06%, maior variação para o período desde 1996, quando chegou a 1,26%. No ano, o IPCA acumula alta de 4,29% e, nos últimos 12 meses, de 12,13%.

O presidente voltou a culpar os governadores pela crise econômica. "O que estamos vivendo no momento é fruto de uma política equivocada adotada por muitos governadores na pandemia. Aquela história de fechar tudo", afirmou. Bolsonaro e a comitiva presidencial que o acompanhou à Maringá participaram de uma motociata na cidade.