A portaria que institui os novos valores foi assinada por Bolsonaro no Palácio do Planalto ao lado do ministro da Educação, Milton Ribeiro.
A portaria que institui os novos valores foi assinada por Bolsonaro no Palácio do Planalto ao lado do ministro da Educação, Milton Ribeiro.| Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) oficializou nesta sexta-feira (4) o reajuste de 33,23% para professores da rede pública de educação básica, medida anunciada na última semana. A portaria que institui os novos valores foi assinada no Palácio do Planalto ao lado do ministro da Educação, Milton Ribeiro. O ato eleva de R$ 2.886 para R$ 3.845 o piso salarial nacional da categoria e deve beneficiar mais de 1,7 milhão de profissionais.

“Em 2021 o protagonismo foi dos profissionais da saúde, em 2022, o protagonismo será dos profissionais de educação. Chega de usar os professores e profissionais de educação apenas como massa de manobra político-eleitoral. Está na hora de ações diretas. E uma ação direta é essa, que respeita o profissional e dá a ele um ganho a mais nessa situação”, declarou o ministro.

Logo após o reajuste do piso ser anunciado, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) criticou a decisão do governo, afirmando que a medida joga a "educação pelo ralo". No evento de hoje, Bolsonaro rebateu as críticas e lembrou que os recursos são do governo federal. "Havia, sim, pedidos de muitos chefes de executivo estaduais e municipais querendo (um reajuste) de 7%. O dinheiro é de quem? Quem é que repassa esse dinheiro para eles? Somos nós, o governo federal. E a quem pertence a caneta Bic para assinar a portaria? Essa caneta Bic quem vai usar sou eu", declarou o presidente.