Bolsonaro: presidente ao celular e parabéns ao presidente do Uruguai
O presidente Jair Bolsonaro ligou para dar parabéns ao novo presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou.| Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente da República, Jair Bolsonaro, parabenizou Luis Lacalle Pou, confirmado como presidente eleito do Uruguai nesta quinta-feira (28). Em nota, o Itamaraty informa que “Bolsonaro fez votos de pleno êxito ao presidente Lacalle no desempenho do mandato conferido pelos uruguaios e assegurou sua determinação de trabalhar em conjunto em prol do bem-estar dos dois povos. Convidou o presidente eleito a visitar o Brasil em breve”.

Durante as eleições uruguaias, a ideologia liberal do partido Lacalle Pou fez o presidente brasileiro Jair Bolsonaro manifestar “torcida” para que o candidato fosse o vencedor. O apoio, porém, foi rejeitado pelo uruguaio, que disse que governos de outros países não devem interferir na eleição local. A tendência é que Bolsonaro compareça à posse, diferente do que disse em relação ao presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, que após vencer as eleições fez gesto Lula Livre. “Não vou ligar pra ele [Fernández]. Não vou cumprimentá-lo nem vou na posse dele”, disse Bolsonaro.