O presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a solenidade de reabertura do ano legislativo.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a solenidade de reabertura do ano legislativo.| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a pedir aos parlamentares a aprovação da reforma tributária. O chefe do Executivo participou nesta quarta-feira (2) da reabertura do ano legislativo no Congresso Nacional. Em 2021, no mesmo evento, o pedido já havia sido feito pelo presidente.

"Diversos projetos legislativos merecem atenção e análise do Congresso Nacional, neste ano de 2022, para a consecução dos programas e das políticas públicas em curso. Aqui, destacamos o da Portabilidade da Conta de Luz, o do Novo Marco Legal das Garantias e o da reforma Tributária", disse o mandatário.

Sem citar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro se manifestou contra uma eventual regulação da mídia e da internet e a revogação da reforma trabalhista. No ano passado, Lula declarou que, caso seja reeleito, terá como uma de suas prioridades a regulação dos meios de comunicação no Brasil.

"Os senhores nunca me verão pedir pela regulação da mídia e da internet. Eu espero que isso não seja regulamentado por qualquer outro poder. A nossa liberdade acima de tudo. Também nunca virei aqui para anular a reforma trabalhista aprovada por esse Congresso, afinal os direitos trabalhistas continuam intactos no artigo 7º. Sempre respeitaremos a harmonia e independência dos Poderes", disse Bolsonaro, de improviso, na cerimônia.

Os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux; do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) ouviram a mensagem de Bolsonaro na cerimônia. "Não deixemos que qualquer um de nós, quem quer que seja que esteja no Planalto central, ouse regular a mídia, não interessa por que, por qual intenção e objetivo. A nossa liberdade, a liberdade de imprensa garantida em nossa Constituição, não pode ser violada por quem quer que seja nesse país", afirmou o mandatário.