Bolsonaro
Leitores da revista americana escolheram o presidente Jair Bolsonaro a personalidade do ano de 2021| Foto: José Dias/PR

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi escolhido "personalidade do ano de 2021" pelos leitores da revista americana Time. O resultado da votação popular foi anunciado nesta terça-feira (7). Bolsonaro recebeu cerca de 2,1 milhões dos mais de 9 milhões de votos computados pela revista, o equivalente a 24%.

A Time perguntou aos seus leitores qual pessoa ou grupo teve a maior influência no ano — para melhor ou para pior. Em segundo lugar ficou o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, com 9% dos votos, e em terceiro, os profissionais da saúde que atuaram no combate à Covid-19, com 6,3%.

Ao anunciar a vitória de Bolsonaro, a revista destacou a alta taxa de rejeição do mandatário brasileiro, que tentará ser reeleito em 2022, e algumas polêmicas em que se envolveu neste ano. A Time cita, por exemplo, os pedidos de indiciamento contra Bolsonaro feitos pela CPI da Covid do Senado, por supostos crimes cometidos durante a pandemia, e a abertura de inquérito contra o chefe do Planalto por associar a vacinação contra Covid a um risco maior de contrair aids, o que não é verdade.

No próximo dia 13 será a vez da Time anunciar a "personalidade de 2021" escolhida pelos editores da revista, que deverá estampar a capa de uma publicação especial.