Ministro Edson Fachin e o presidente Jair Bolsonaro
Ministro Edson Fachin e o presidente Jair Bolsonaro| Foto:

O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu nesta segunda-feira (07), o convite para a cerimônia de posse da nova presidência Tribunal Superior Eleitoral (TSE), feito pelos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O encontro durou cerca de 10 minutos e ocorreu no Palácio do Planalto.

A posse vai ocorrer no próximo dia 22 de fevereiro, após o término do mandato do ministro Luís Roberto Barroso na presidência da Corte. De acordo com o Palácio do Planalto, o presidente Bolsonaro não confirmou se irá participar da cerimônia.

O encontro ocorreu dias depois que o presidente Bolsonaro faltou a um depoimento na Polícia Federal que havia sido determinado por Moraes. A Advocacia-Geral da União (AGU) chegou a recorrer da decisão do magistrado, mas Moraes negou o pedido.

Fachin também já foi alvo do presidente, que chegou a chamá-lo de leninista-trotskista e, em março do ano passado, afirmou que o magistrado tinha forte relação com o PT. Na ocasião, o ministro havia anulado as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.