Bolsonaro TSE
Presidente Jair Bolsonaro (PL)| Foto: Isac Nóbrega/PR.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma representação contra o presidente eleito, Lula (PT), e a presidente do Partido dos Trabalhadores, a deputada federal Gleisi Hoffmann. A informação foi divulgada pelo portal O Antagonista.

Bolsonaro alega que foi vítima de crimes contra a honra praticados pelos dois adversários. Segundo o portal, a representação do presidente cita o fato de ter sido chamado de "genocida, miliciano, assassino, demônio e canibal" durante comício dos petistas no Complexo do Alemão e também em propaganda eleitoral.

O ofício de Bolsonaro foi encaminhado pelo Ministério da Justiça à presidente do STF, Rosa Weber. O presidente da República pede que a corte indique o foro competente para processo e julgamento, bem como para autorização eventual para instauração de um inquérito policial.

Segundo a CNN Brasil, na notícia-crime de Bolsonaro foi ainda apresentado um vídeo de um comício realizado em outubro de 2022 no Complexo do Alemão, no qual Lula teria atribuído Bolsonaro a responsabilidade pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e por associação a milicianos.