bolsonaro - equador - guillermo lasso
Jair Bolsonaro durante participação do Prosul: um dos objetivos da viagem é fortalecer o novo fórum internacional| Foto: Marcos Correa

O presidente Jair Bolsonaro viaja neste domingo (23) para Quito, onde acompanhará a posse do novo presidente do Equador, Guillermo Lasso, agendada para a segunda-feira (24). Essa é uma das poucas viagens de Bolsonaro para prestigiar a posse de um presidente na América Latina.

Em março de 2020, o presidente da República foi ao Uruguai acompanhar a posse de Luis Lacalle Pou, eleito à frente de uma coalizão de direita após 15 anos de governos de esquerda. Liberal e de centro-direita, Lasso é outro chefe de Estado do mesmo espectro político. Também devem comparecer à posse outros presidentes de direita, como Lacalle Pou, do Uruguai, e Iván Duque, da Colômbia.

A viagem faz parte da estratégia de Bolsonaro em fortalecer o Prosul, um novo fórum criado em março de 2019 para o desenvolvimento da América do Sul. O fórum é visto como uma forma de países da região isolarem a Venezuela. pós a fundação do grupo, o Brasil formalizou sua saída da Unasul, criada em 2008, quando a maioria dos países da região era governada por políticos de centro e centro-esquerda.

A ida de Bolsonaro também sugere a busca pela retomada de alianças regionais para fazer frente aos países liderados pela esquerda, sobretudo em um momento em que o Peru vai às urnas para decidir seu próximo presidente. No próximo dia 6 de junho, os peruanos decidem em segundo turno entre Pedro Castillo, candidato da esquerda, e Keiko Fujimori, candidata da direita e filha do ex-presidente Alberto Fujimori, em um pleito extremamente polarizado.