bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro| Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na quinta-feira (5), sem citar explicitamente a eleição nos Estados Unidos, que no próximo ano o governo vai trabalhar no Congresso para que o Brasil volte a ter o voto impresso. Em transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro disse que é preciso ver o que "acontece em outros países e buscar um sistema confiável" para as eleições 2022.

"Já está bastante avançado o estudo, a gente espera o ano que vem entrar, mergulhar na Câmara e no Senado, para que a gente possa realmente ter um sistema eleitoral confiável em 2022", disse. "Tem uma Proposta de Emenda à Constituição da deputada Bia Kicis que pode ser aproveitado isso aí, voltando o voto impresso, que a matéria que você tem de auditar o voto de verdade aqui. Nós devemos, sim, ver o que acontece em outros países e buscar um sistema que seja confiável por ocasião das eleições", afirmou.

A declaração de Bolsonaro é feita no momento em que o presidente Donald Trump, de quem é aliado incondicional, coloca em xeque a apuração da eleição americana.