Jair Bolsonaro e o presidente chinês Xi Jinping: diferenças ideológicas entre direita e esquerda são colocadas de lado em momentos de crise como a do coronavírus.
Os presidentes Xi Jinping, da China, e Jair Bolsonaro, do Brasil| Foto: Noel Celis/AFP

O presidente Jair Bolsonaro solicitou uma chamada telefônica com o líder chinês Xi Jinping. Na pauta, a liberação de insumos para a fabricação da vacina Coronavac, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

De acordo com a Folha, a interlocutores, o presidente orientou que o Itamaraty trata-se do agendamento da conversa com as autoridades chinesas. O pedido de reunião ocorre depois do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, negar "obstáculos políticos" para liberar os insumos pela China. "Nós não identificamos nenhum problema de natureza política em relação ao fornecimento desses insumos provenientes da China", disse o ministro, após reunião com uma comissão parlamentar que acompanha as ações do governo contra a pandemia.

Na quarta, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, se reuniu por videoconferência com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming para tratar do tema. O encontro de Pazuello ocorreu horas depois do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se reunir com o embaixador também para tratar do mesmo assunto.