O ministro da Economia, Paulo Guedes.
O ministro da Economia, Paulo Guedes.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agencia Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira (13), que os governos do Brasil e da China estão considerando um acordo de livre comércio entre os dois países. A afirmação foi feita durante a Cúpula do Brics, que ocorre em Brasília nesta semana.

O acordo com a China, segundo o ministro, seria o próximo grande passo da política externa do governo Bolsonaro na área econômica. “O Brasil, por 40 anos, ficou isolado. Após oito anos parados com o Mercosul, nós demos um passo importante e concretizamos o nosso acordo. E isso foi apenas um primeiro passo, porque logo depois fizemos um acordo com a União Europeia. E agora estamos conversando com a China sobre a possibilidade de considerarmos um 'free trade area' [área de livre comércio] também com a China, ao mesmo tempo em que falamos em entrar na OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico].”

Guedes criticou, ainda, a demora de gestões anteriores em abrir a economia brasileira para o mercado internacional, e disse que o objetivo do atual governo é buscar cada vez maior abertura. “Queremos nos integrar às cadeias globais. Perdemos tempo demais. Temos pressa”, afirmou.