vacinacao-parana-novas-doses-astrazeneca
Ministério da Saúde espera reduzir o número de novas contaminações pela variante Delta, que tem crescido no Brasil.| Foto: Pedro Ribas/SMCS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que a terceira dose da vacina contra a Covid-19 começará a ser aplicada em parte da população a partir do dia 15 de setembro. O reforço terá início pelos idosos acima de 70 anos vacinados com a segunda dose há mais de seis meses. Também serão vacinados com a terceira dose pessoas imunossuprimidos. A vacinação de reforço para esses grupos será feito prioritariamente com o imunizante da Pfizer, mas eventualmente poderão ser usadas as vacinas da Astrazeneca e da Janssen.

De acordo com Queiroga, a expectativa é de que até essa data toda a população do Brasil acima dos 18 anos já tenha tomado ao menos uma dose da vacina.

O ministro também anunciou que, a partir do dia 15 de setembro, será reduzido o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose das vacinas da Pfizer e da Astrazeneca. Atualmente, o intervalo é de 12 semanas. Vai cair para 8.

Com essas duas medidas (a vacinação com terceira dose de idosos e redução do intervalo), o Ministério da Saúde espera reduzir o número de novas contaminações pela variante Delta do coronavírus, que tem crescido no Brasil.