Desenvolvedores da vacina russa anunciam resultados iniciais de eficácia da Sputnik V acima de 90%
Brasil receberia 400 mil doses da Sputnik V uma semana após a assinatura do contrato de compra.| Foto: Divulgação / Gamaleya Center

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (5) que o governo federal está negociando a compra de 10 milhões de doses da Sputnik V, vacina russa contra a Covid-19, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya. A manifestação do interesse do governo no imunizante foi feita durante reunião com representantes do laboratório União Química, farmacêutica responsável pela vacina russa no Brasil. A decisão de compra aconteceu após a Anvisa autorizar o novo protocolo com a simplificação do processo de concessão de uso emergencial e temporário de vacinas, dispensando a realização, no Brasil, de estudos clínicos da fase 3.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, a compra da vacina também está condicionada ao custo do imunizante, que precisa ser competitivo. “Iremos contratar e comprar as 10 milhões de doses se o preço for plausível, e efetuaremos o pagamento após a Anvisa dar a autorização para uso emergencial da Sputnik V, fazendo a disponibilização imediatamente aos brasileiros", disse Franco. Segundo o ministério, pelo cronograma, o país receberia 400 mil doses uma semana após a assinatura do contrato de compra. Outros dois milhões estariam no Brasil um mês depois e mais 7,6 milhões ao longo do segundo e terceiro meses. O secretário-executivo disse ainda que o ministério estuda a aquisição da vacina produzida pela União Química no Brasil. A expectativa é que o laboratório consiga produzir, a partir de abril, 8 milhões de doses. Com informações da Agência Brasil.