vacina da Pfizer
Imunizante da Pfizer é a única vacina anti-covid com registro sanitário definitivo para uso no Brasil até o momento.| Foto: Justin Tallis/AFP

O Brasil deve receber até junho 14 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer. O acerto da negociação do prazo de entrega dos imunizantes ocorreu nesta segunda-feira (8) após uma reunião por videoconferência do presidente Jair Bolsonaro com representantes da farmacêutica.

O acordo inicial previa dois milhões de doses em maio e cinco milhões em junho que, agora, serão antecipadas. A Pfizer é a única vacina com registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"Nós estávamos já negociando há bastante tempo com a Pfizer e havia um problema de escala, nós precisamos de uma escala maior e esse foi o pleito do presidente", afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes, que também participou da reunião.

Na quarta (3) o governo federal publicou portarias sobre a intenção de compra das vacinas da Pfizer e da Janssen contra a Covid-19. De acordo com os documentos serão 99 milhões de doses da Pfizer e 38 milhões da Janssen.